quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tecnologia x Empregos

Muitas pessoas se preocupam com a invasão tecnológica no setor produtivo. Isto se deve à substituição de mão-de-obra humana por máquinas. Onde antes existiam centenas de operários trabalhando, agora está a tecnologia e a automação, mais esta evolução não é motivo para preocupação. As pessoas precisam mudar o seu modo de sua pensar sobre o assunto, elas precisam analisar que existe todo um complexo produtivo e fabril por detraz das máquinas e que a automação, seja ela comercial ou industrial, culmina na geração de centenas de empregos, seja direta ou indiretamente. É óbvio que serão canceladas várias vagas de trabalho mais em contramão serão abertas outras várias. Vamos só analisar algumas das possibilidades de vagas criadas com o uso das máquinas. Diretamente tem o motorista ou operador da máquina, além do supervisor que direciona o rumo que a máquina deve tomar. Temos, também, os operários que fabricam e fazem a manutenção nas máquinas, os motoristas que transportam as máquinas das fábricas até o usuário final, o produtor ou cliente que a comprou. Voltando aos mecânicos e aos operários, eles não aprendem o seu ofício sozinhos, precisam aprender com alguém e com isso entram, neste cenário, os instrutores e os professores. Enfim, o emprego não desaparece, ele simplesmente evolui. O que as pessoas precisam observar é que o mundo evolui, a natureza evolui, a tecnologia evolui assim como o homem precisa evoluir também. Se o operário não quiser ficar desempregado ele precisa se reciclar, ou melhor, ele precisa evoluir, fazer cursos e aprender coisas novas, porque o mundo nunca pára, está sempre em movimento. Você não quer ficar obsoleto? Se atualize, estude e procure evoluir, porque a vida é uma escola.
 

4 comentários:

  1. Só mais cuidado com o português. Agora me diga como uma pessoa vai trabalhar de forma específica se ela não teve acesso à uma educação de qualidade? É claro que você não conta com isso.

    ResponderExcluir
  2. Por favor me ajuda.
    Para explicar melhor a relaçao entre globalização desenvolvimento tecnológico e desemprego, crie um desenho ou uma história em quadrinhos que represente essa relaçã

    ResponderExcluir