quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desemprego x Globalização

O aumento da concorrência internacional gerado pela Globalização obriga as empresas a cortarem custos diminuindo os preços. Como os países mais ricos possuem altos salários, as empresas procuram instalar suas fábricas em locais que possuam mão-de-obra barata. Com isso há uma transferência de empregos dos países mais ricos para os mais pobres.
O desemprego estrutural é uma tendência em que são cortados vários postos de trabalho e uma das principais causas é a automação de várias rotinas de trabalho, substituindo a mão-de-obra do homem. As fábricas estão substituindo operários por robôs, os bancos estão substituindo funcionários por caixas eletrônicos, os escritórios informatizados já possuem sistemas que executam tarefas repetitivas e demoradas, eliminando alguns funcionários.
Em contrapartida, existe também a criação de novos pontos de trabalho, gerando novas oportunidades de empregos, mas esses novos empregos exigem profissionais com boa formação e com isso o desemprego continua nas camadas mais baixas.
Não só no ramo industrial se vê o efeito da globalização no desemprego. O comércio também está
bastante atingido. As grandes empresas multinacionais chegam e acabam com as empresas locais. O aumento de shoppings centers vem acabando com o comércio de rua.
Por outro lado vemos a globalização funcionando no Mercosul e outros blocos econômicos. As empresas globais lançam produtos globais para conquistar mercados e ampliar os seus domínios.
" A empresa diante da economia globalizada poderá seu uma dádiva ou um tremendo problema. "
Quais as mudanças causadas pela globalização que podem aumentar o desemprego:
mudança de sede ou de um setor de multinacionais para outro país;mudança de ramo da empresa em busca de produtos competitivos;aumento da competitividade e o livre mercado;abertura de importações no país, com redução de impostos para multinacionais.

2 comentários:

  1. Por favor me ajuda.
    Por favor me ajuda.
    Para explicar melhor a relaçao entre globalização desenvolvimento tecnológico e desemprego, crie um desenho ou uma história em quadrinhos que represente essa relaçã

    ResponderExcluir
  2. How do make money from betting on sports - Work
    The easiest way to make งานออนไลน์ money is to worrione bet on football matches with choegocasino the team that is winning the game. There is no way to make money from football matches with the

    ResponderExcluir